quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VEJAM O QUE ALGUNS AUTORES PENSAM SOBRE O USO DE IMAGENS


Trabalhar com imagens em sala de aula consiste em estabelecer “novos métodos” dentro do processo do ensino aprendizagem, observa-se a hegemonia que o documento escrito ainda exerce, tendo como parâmetro o documento figurativo, baseado nas análises do historiador da arte Pierre Francastel (1965), conforme PAULA (1996, p.60):

  • Para Panofsky (1987, p. 47) a iconografia “é uma ramificação da história da arte, cuja meta de estudo é o tema ou mensagem das obras de arte em contraposição à sua forma” , ele acredita que a análise iconográfica excede o limite formal que a imagem apresenta, proporcionando uma melhor assimilação do tema quando analisada minuciosamente.

  • Já Barros (2007, p. 8), demonstra que a iconografia pode ser compreendida como uma herança, que fortalece as construções e os debates históricos no âmbito visual e por conta desse âmbito ser mais associável torna-se de certa maneira o documento de moldes mais vivo ao senso comum.
  • A analise da imagem na sala de aula nos permitiria educar o olhar de nossos estudantes e, desta maneira, fornecer um importante passo rumo à democratização dos meios de comunicação. Somente o olhar crítico nos abre o horizonte da cidadania e da democracia. Caso contrário a predominância da estética irá dispensar a ética, e seremos prisioneiros de um sistema de imagem”. (BARROS, 2007, p. 8).


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