domingo, 8 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS NAS AULAS DE HISTÓRIA


Durante o decorrer do curso de História, nos é ensinado que antes de iniciarmos os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de História é necessário o levantamento prévio do conhecimento do aluno a respeito deste. Para tanto é necessário lançarmos mão de metodologias capazes de conduzir o aluno a refletir e investigar sobre o conhecimento a ser construído, tornando-se necessário o uso de várias linguagens, entre elas a iconografia, para ajudar na verificação e solidificação de um novo conhecimento.
Atualmente observa-se a necessidade de fontes iconográficas para o despertar de uma nova aprendizagem, pois como é dito: “Uma imagem vale mais que mil palavras”, e estas devem ser usadas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, pois possibilitam a investigação consequentemente descobertas, possibilitando decifrar a realidade que as originou, sabendo-se que estas são nuances de fragmentos históricos de processos sociais, políticos e econômicos do contexto em que ocorreram.
Acreditamos que o uso de imagens torna as aulas mais prazerosas e diversificadas, pois evitam memorização, permite o debate, reflexão e o desenvolvimento do senso crítico do aluno a respeito do conteúdo proposto, mas principalmente a leitura de mundo. Pois possibilita o docente questionar e refletir sobre o seu contexto, tornando-se um cidadão crítico da sociedade em que está inserida, entendendo que todos nós fazemos parte de um contexto histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário